Arte, o que é? O que custa?

Esse título pode parecer um minimo filosófico, porém o que abordarei aqui não é filosofia, ou talvez seja, tudo depende do seu conceito, mas deixemos de firula, e vamos para o assunto do tópico.
Vamos antes até a história que me trouxe a essa publicação e antes da história, o termo, talvez alguns leitores não saibam (ou a maioria dos), mas eu pratico mágica (ilusionismo). A história que aqui cabe pode ser engraçada no ponto de vista, entra no quesito rir para não chorar, ou talvez, seja exagero meu, mas eis um dia, em que me pedem um “truque” (começaram errado comigo, pois truque é enganação e minha arte não é enganação, apenas expliquei isso e segui), então, saquei a carteira do bolso e dela uma moeda que se não me falha a memória, era de um real, mas isso é um detalhe irrelevante, segui com o número e um dos espectadores (o que pediu a mágica [no total eram três ou quatro]), fazia questão de se mostrar o quão observador era, os outros no entanto, apenas se divertiam, eis que faço uma das coisas que mais gosto, a moeda atravessar claramente uma mesa sólida não preparada, finalmente consegui, impressionar o observador, que não conseguiu se conter e com seu rosto, mostrou uma clara exclamação. Assim segui meu dia, feliz…
Mas, e tudo tem um mas para os observadores, há alguns dias atrás, o mesmo individuo me chega e diz: “nossa, aquela mágica da moeda que atravessa a mesa é idiota, pesquisei e vi como faz”.
Eu nem mesmo sei como concluir isso, mas custava entender o quesito artístico da coisa? As vezes penso em culpar a era da informação, mas isso seria hipocrisia, embora não estivéssemos nela, isso não teria acontecido. Mas claro que a culpa não é da modernidade, e sim da pessoa, não é a primeira vez que me acontece algo do tipo, mas o que custava ver, se divertir, e terminar ali? A curiosidade o levou a tal ponto de perder o encanto da exclamação que ele mostrou com o rosto e ainda de atrapalhar a minha arte e de muitos mágicos que com certeza já passaram por algo do tipo.
Concluo ainda
Arte, o que é? O que custa?

Leave a Reply

